data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Alex Caceres (Prefeitura de Santa Maria)
O Núcleo Pós-Covid-19, da Universidade Franciscana (UFN) ampliou os serviços de atendimentos. Agora, são oferecidos tratamentos nas áreas de psicologia, enfermagem, nutrição, terapia ocupacional e fisioterapia. Anteriormente, eram realizados apenas serviços de fisioterapia.
Brasil anuncia doação de 10 milhões de doses de vacina
O núcleo fica localizado junto à Policlínica do Rosário, na Rua Serafim Valandro. Desde agosto, o Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 já realizou mais de 700 atendimentos, quando foi inaugurado. Ao todo, 97 pacientes já participaram das sessões.
Ocupação de leitos de UTI na cidade cai em 62% comparado ao mês mais letal da pandemia
O atendimento visa atuar contra as principais queixas e sintomas apontados pelos usuários como fraqueza muscular, dificuldade para respirar, perda de memória recente, dificuldade para dormir, dores musculares e na região dorsal e baixa resistência a exercícios físicos e em tarefas diárias.
Intervalo da 3ª dose da vacina contra Covid-19 será de quatro meses
Os pacientes são encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS) pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Estratégias Saúde da Família (ESFs), sem haver agendamento diretamente no local.
HORÁRIOS
Devido ao período de recesso da UFN, o término do estágio regular realizado pelos acadêmicos no local ocorreu na sexta-feira. Porém, o Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 permanecerá em funcionamento, já que, nesta segunda-feira se iniciam os estágios extracurriculares com a supervisão do servidor fisioterapeuta da prefeitura. Os acadêmicos são do 9º e 10º semestres da Fisioterapia da UFN.
A partir da semana que vem durante o período de férias, os horários serão os seguintes:
- Segundas, quartas e sextas-feiras - das 8h ao meio-dia,
- Terças e quintas-feiras - das 13h30min às 16h, com agendamento prévio.
Os atendimentos serão normalizados a partir de 21 de março de 2022. Até lá, as consultas serão realizadas somente com os pacientes que já estão no núcleo. Novos usuários poderão ser inseridos quando outros receberem alta.
*Com informações da Prefeitura de Santa Maria